quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

INDICAÇÃO DE LEITURA da Rosely Sayão

Tudo bem que a data da reportagem é de outubro de 2008, mas só agora descobri que existia. Foi meu amigo e escritor, Manuel Filho, que me mandou.
Para os escritores, livros são como filhos; a gente ama da mesma forma. Mas Além do Portão da Vila é um livro especial. Explico por que: certo dia, ao ler o jornal, soube da existência da Vila Operária Maria Zélia, no bairro do Belenzinho, São Paulo. Fiquei doida para conhecer. Não só consegui, como encontrei pessoas maravilhosas, tomei mil cafezinhos, comi bolos deliciosos. Decidi escrever um livro cuja trama se passase naquela vila, fundada em 1918, por Jorge Street.
Foi maravilhoso! A história de Cora Viana e sua família fluiu. De repente, estava pronta. Inscrevi o texto no I Prêmio Barco a Vapor, das Edições SM. Fiquei entre os cinco finalistas. Além de o livro ser publicado por essa editora, ainda foi classificado para o Catálogo da Feira de Bolonha, no ano seguinte.
Não bastasse tudo isso, sai, na Folha de São Paulo, a indicação de leitura do livro, pela Rosely Sayão; psicóloga super renomada e colunista do Caderno Equilíbrio.
Você quer mais? Então leia o livro.
Conheça a Vila Maria Zélia e passeie pela história da cidade de São Paulo, do início até meados do século passado.
Além do Portão da Vila _ Não se esqueça desse livro!

domingo, 25 de janeiro de 2009

ORGULHO DE SER PAULISTANA.



1) Temos a Avenida mais conhecida da América Latina (Av. Paulista);


2) Só em nossa cidade, temos mais de 70 shopping - center’s em pleno funcionamento.



3) Somos os pioneiros na independência do país, e possuímos até mesmo um museu para contar essa história. Somos os únicos que podemos contá-la e repassá-la ao mundo com prioridade.


4) Apesar de parecemos uma “selva de pedra”, só dentro de nossa cidade temos mais de 50 (cinqüenta) parques com imensas áreas naturais preservadas.



5) Temos 4 (quatro) aeroportos que nos assistem (Guarulhos, Congonhas, Viracopos e Campo de Marte); (foto de parte do Aeroporto de Guarulhos)


6) Somos a 3ª maior cidade do mundo!
(Ponte Estaiada - Marginal Pinheiros)



7) Com mais de 600 peças realizadas por ano, São Paulo é o maior pólo cultural do país (SPCVB 2005).



8) Os melhores cursos acadêmicos da América Latina estão na Universidade de São Paulo. (acima fotos do Largo São Francisco – USP)



9) Temos a maior rede hoteleira do país. As principais empresas hoteleiras
nacionais e internacionais estão aqui.

10) Somos a única capital sul-americana de feiras de negócios que realiza mais de 90 mil eventos por ano (fotos aéreas do conjunto Anhembi).


11) O MASP é nosso!

SÃO PAULO É SEDE:
- de 63% dos grupos internacionais instalados no Brasil - de 17 dos 20 maiores bancos - de 8 das 10 maiores corretoras de valores - de 31 das 50 maiores seguradoras - de aproximadamente 100 das 200 empresas de tecnologias instaladas no país- da BOVESPA – a maior bolsa de valores da América do Sul - da Bolsa de Mercadoria e Futuros - BM&F, a sexta maior do mundo em volume de negócios - do Hospital das Clínicas, o maior e mais renomado complexo hospitalar da América Latina - do maior conjunto de shopping center da América Latina – o Centro Comercial Aricanduva, com mais de 500 lojas em pleno funcionamento.

FORA TUDO ISSO:
Temos o melhor clima (Região Sudeste - Tropical Temperado - 22ºC a 27ºC no Verão e 10ºC a 21ºC no Inverno), o que indica calor e frio moderados (nem muito calor, nem muito frio).

Dentre centenas de depoimentos sobre a cidade, destacamos um:

"Das maiores cidades do mundo, São Paulo é a melhor. Porque não se parece com nenhuma outra no geral, mas se parece com todas as outras no particular. São Paulo é Tóquio na Liberdade, São Paulo é Roma no Bexiga, São Paulo é Nova York na Avenida Paulista, São Paulo é Paris no Largo do Arouche. Mas, acima de tudo, São Paulo é São Paulo. Cidade assanhada e miscigenada. Como qualquer cidade do mundo gostaria de ser". Washington Olivetto – Publicitário.
Hoje é o aniversário da minha cidade: São Paulo. Cidade que acorda muito cedo e dorme muito tarde,para estar, dia e noite, de braços abertos para quem chega.
Por essas e muitas, muuuuuitas outras é que tenho orgulho de ser paulistana.

E VIVA SÃO PAULO! VIVA O BEXIGA!

São Paulo -Terra Querida

Saudações minha cidade!

Assim como a Ponte Estaiada,
É você, terra querida.
Com gente sempre apressada,
Buzinando e pulsando vida.

Com braços escancarados
Pra todos que te procuram,
És um asfalto sagrado,
Pilar onde todos seguram.

São Paulo meu, da garoa,
Cidade pra lá de boa!
São Paulo meu nunca mude!
E que Deus, do céu, te ajude.
25 de janeiro de 2010