sexta-feira, 17 de maio de 2013

Sobre a formação do leitor

Olá!
Sempre uqe visito escolas, os professores perguntam se tenho alguma idéia para fazer seus alunos se interessarem pela leitura. E eu sempre respondo que, hoje em dia, o apelo de atividades mais rápidas e imeditas como jogos eletrônicos, sites de relacionamento, twiter, etc., desviama atenção dos jovens. As crianças gostam de ouvir histórias, mas quando chegam na idade de lerem sozinhas, também costumam dar prefência a outras atividades.
Um dos palpites que costumo dar aos professores é que é mais fácil eles formarem primeiro pais leitores; através de dinâmicas de grupo, oficinas de leitura, etc. Isso porque a criança tende a imitar o adulto. Vendo os pais lendo, poderá adquirir também o hábito.
Pesquisando sobre isso, encontrei, no blog Infoescola, um pouco da história da literatura infantil. Veja só!

A literatura infantil começou no século XVIII. Nessa época a criança começava, efetivamente, a ser vista como criança. Antes, ela participava da vida social adulta, inclusive usufruindo da sua literatura.
As crianças da nobreza liam os grandes clássicos e as mais pobres liam lendas e contos folclóricos (literatura de cordel), muito populares na época.
Como tudo evolui, esse tipo de literatura também evoluiu para atingir ao público infantil: os clássicos sofreram adaptações e os contos folclóricos serviram de inspiração para os contos de fadas.

CARACTERÍSTIC DA LITERATURA INFANTIL - por Cristiana Gomes

É possível listar algumas características que marcam este universo:
- Narrativa movimentada, cheia de imprevistos
- Discurso direto
- Livros com muitas ilustrações
- Finais felizes na maioria das vezes
Desde a década de 70, a literatura destinada ao público pré-adolescente (11 - 12 anos até a adolescência) vem sendo chamada de “Literatura Realista para Crianças”.
Como o próprio nome já diz, esse tipo de literatura tem como objetivo levar a realidade da vida para as crianças abordando temas até então considerados impróprios (morte, divórcio, sexo e problemas sociais).
Existe muita controvérsia a respeito desse tipo de literatura, alguns educadores alegam que esses livros são mais projetos educativos (muitos são feitos por encomenda) do que literatura.
Claro que a conscientização da realidade pode ser feita de outra forma, já que o universo infantil é repleto de magia, facilitando a transmissão das mesmas idéias sem chocar tanto.
O mais importante de tudo é que as crianças conheçam todos os tipos de literatura, pois esse conhecimento irá ajudá-la a escolher a leitura que mais lhe agrada.

Beijos e até breve!






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